sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Mandamentos de yawo

Quando se é um bom filho, mais tarde será um bom pai.Fugindo dessas espectativas nunca chegará a lugar algum.

1.Antes de ser yawo, lembre-se que você foi abiã,por isso não humilhe os abiãs por estar agora no segredo, cada um tem seu tempo para ser do awo.

2. O que viu no ronkô, deixe lá, o orisá gosta de awo(segredo).

3.O abiã deve estar ciente se é realmente aquilo que ele quer, porque muitas das vezes  eles lutam para ser iniciados e depois abandonam o egbé.

4.O filho nunca será maior que o pai.Respeite a hierarquia.

5. O yawo nunca deve querer ser mais sábio que seu pai,até porque ele passou por várias lutas, o yawo está em fase de aprendizado.

6.Ao chegar ao barração, deve-se comprimentar o exu da porta,ir direto para o banheiro tomar seu banho de omim eró, sem falar com ninguém.

7. depois de purificado,pedir a benção a sua zeladora(or) e a todos os mais velhos, de acordo com a ordem iniciática.

8.O yawo não olha direto para o rosto do zeu zelador(a).

9.O yawo deve sempre sentar ou na esteira ou em um banco, nunca em uma cadeira mais alta que o seu zelador(a).

10.O Yawo não deve ocultar coisas que venha trazer prejuízo para a casa de Santo, deve expor o fato em tom normal sem demonstração de disse-me-disse.

11. Os livros, cds e Dvds e cds ajudam a tirar duvidas, até porque cada autor tem uma visão e muitas vezes eles distorçem o ensinamento, procure não faltar as obrigações da casa e xirês.

12. Lembra-se da sua fase de abiã? você não é mais importante que ninguém,trabalhe satisfeito nas obrigações da casa, o orisá precisa de guerreiros e não de preguiçosos.

13.O Yawo nunca interrompe o Zelador quando estiver conversando com alguém. Quando tiver visita no barracão (egbomis, ekedes, ogãs, zeladores), seja em dia de festa ou em dia corriqueiro, é de bom-tom que os filhos se abaixem próximo a ele para dirigir a palavra. Ai então disser AGÔ (Licença) e esperar ele dizer AGÔ YA. E de cabeça baixa, falar com ele em tom de voz baixa.
14.O Yawo não deve falar mal e nem dar ouvidos aos que ensaie uma conversa contra a casa de santo ou seus sacerdotes e sim enaltecer para agradar as forças de sua fonte.
15.Benção foi feita para ser trocada. Sempre que você pede a benção, você está na realidade pedindo a bênção ao Orixá da pessoa, e não a ela própria. Portanto, todos devem trocar a benção, mais velhos com mais novos e vice-versa

16.Apelidos e avacalhações são da porta do barracão pra fora. Além do mais, a próxima vítima pode ser você.

17.Caso assista fora do seu barracão a algo diferente do que ocorre em sua casa, nada de ficar xoxando e chamando de marmoteiro. Você não é o dono da verdade e nem ninguém o é. O que pode parecer maluquice pra você, pode não ser pro próximo. Não é errado, é diferente de sua casa. Além do mais, comentários sempre são feitos depois. Vai que tem alguém conhecido escutando?
Ninguém tem mais ou menos santo que ninguém.


18.Você, irmãozinho, que vê o mundo cor de rosa-choque com bolinhas amarelas, deve deixar esta sua visão progressiva e moderna do lado de fora do barracão. Ali dentro você tem que ver tudo branco. O mesmo vale para as coleguinhas que vêem tudo azulzinho. Casa de orixá é para louvar e cuidar do Orixá, e não para arrumar casório.

19.O mundo está em guerra, existe muita gente por aí passando fome. Portanto, por que desperdiçar comida? Fazer a quantidade exata só para quem trabalhou dignamente e contribuiu com este maravilhoso ajeum é o coerente.

20.Terminou seu ajeum? Pegue seu pratinho e sua canequinha, lave seu pratinho e sua canequinha, Não cai a mão e nem coça, sabia? Infelizmente ainda não possuímos uma empregada que possa cuidar da limpeza geral enquanto nós descansamos.

21.cada um deve se conscientizar e fazer a sua parte. Ficar protelando, esperando que algum irmão de santo se encha da bagunça e vá arrumar por você não tem cabimento. Cada um fazendo um pouco fica mais fácil e rápido.
Resolveu visitar o pai de santo? Que maravilha! Ele adorará sua visita, ainda mais se você vier com uma modesta colaboração para o ajeum, pois como é do conhecimento de todos, o pai de santo não tem obrigação de alimentar todo mundo.


22.Em sua casa, quando você faz uma comemoração qualquer e é servida uma refeição, você sai atacando o ajeum na frente de seus convidados? Acreditamos que não, né? Portanto, na casa de santo é igual. Antes os mais velhos devem se servir, pra só depois os abians e yawos se servirem. Isso é mais que uma regra é etiqueta. E você não vai querer ser um deselegante, não é? Lembre-se: Estão sempre observando você...
As emprestadas? Pois é, o pai de santo também não gosta. Portanto, que tal comprar um belíssimo tecido de lençol e fazer uma baiana de ração básica pro dia-a-dia? Não sai caro e fica uma gracinha. E você finalmente pára de pegar a roupa do alheio emprestado. Não é maravilhoso? Todos na casa contentes e felizes com suas devidas roupas.

23.Quem traz dinheiro para o sustento da casa? Você é que não é. Portanto, trate muitos bem os clientes que vão para jogar ou se consultar, pois é deles que vem boa parte do dinheiro dali. Sorrir sempre e servir um copinho de café ou de água gelada não matam ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário